P. - O que é necessário para encomendar uma pesquisa preliminar?

 

R. - Para que seja possível dar início a uma pesquisa preliminar, será necessário que nos envie o nome completo, naturalidade, data de nascimento e nomes dos pais da pessoa em quem a pesquisa se iniciará e que deverá ter nascido na segunda metade do século XX. Para isso poderá preencher o formulário online ou enviar uma mensagem para info@progenea.com.

 

 

P. - Qual o prazo de entrega do relatório final para uma pesquisa preliminar?

 

R. - O prazo de entrega do relatório final é de 5 meses, mas na maioria dos casos, os trabalhos serão entregues no prazo de 3 a 4 meses depois de iniciada a pesquisa. Estes prazos devem-se essencialmente à profundidade considerável deste tipo de pesquisas e ao facto de por vezes, para um mesmo trabalho, ser necessário fazer investigação em vários arquivos distritais.

 

 

P. - Quantos dos meus antepassados serão identificados numa pesquisa preliminar?

 

R. - O número padrão de antepassados identificados numa pesquisa preliminar é de 126, o que inclui os 2 pais, os 4 avós, 8 bisavós, 16 trisavós, 32 tetravós e 64 pentavós. Este número poderá ser ligeiramente excedido, mas também poderá ser inferior, caso se verifique uma das duas seguintes situações: os antepassados não serem naturais do território de Portugal continental; ou surgirem nos assentos paroquiais como expostos na Roda ou filho de pais incógnitos.

 

 

P. - Que informações constarão no relatório final sobre cada antepassado identificado ?

 

R. - A apresentação de informações relativas às ocupações, profissões e/ou estatuto socioeconómico dos indivíduos identificados nas pesquisas preliminares dependerá em boa parte daquilo que em cada caso possa ser extraído dos assentos paroquiais consultados. O detalhe com que estes assentos eram redigidos dependia em grande parte do cuidado e empenho pessoal do seu redactor, pelo que por vezes se encontram assentos muito detalhados nos livros de uma determinada freguesia e outros muito resumidos nos duma freguesia vizinha. Quanto aos dados biográficos básicos, serão apresentados os nomes completos e as naturalidade de todos os indivíduos identificados, as datas de nascimento e/ou baptismo e de casamento até à geração dos trisavós e poderão ainda ser incluídas as datas e locais de casamento de alguns ou da totalidade dos  tetravós.

 

 

P. - No âmbito de uma pesquisa única, que informações devo enviar sobre o meu antepassado português?

 

R. - A metodologia aplicável às pesquisas únicas é adaptável ao nível de detalhe dos dados fornecidos à partida. Idealmente os dados incluiriam o nome completo, data e freguesia de nascimento do antepassado nascido em Portugal, bem como os nomes dos seus pais. Uma vez que raramente se conhecem todos estes pormenores, deverão ser enviados aqueles que se conhecerem e qualquer outra informação como a data aproximada do embarque ou o concelho ou região de origem.

 

 

P. - Qual  o prazo para entrega do resultado de uma pesquisa única?

 

R. -  O prazo para a comunicação do resultado de uma pesquisa única é de um mês, sendo que na maioria dos casos essa comunicação será feita duas semanas depois de encomendada a pesquisa.

 

 

P. - A aceitação de uma encomenda de pesquisa única por parte do ProGenea.com é garantia de que se localizará o assento pretendido?

 

R. - Não, os genealogistas do ProGenea.com não podem garantir à partida o sucesso de qualquer pesquisa. No entanto, a aceitação da encomenda será precedida de uma avaliação prévia das informações fornecidas pelo cliente e da análise da viabilidade da pesquisa, só sendo aceites aquelas cujo sucesso seja expectável.

 

 

P. - Se a pesquisa única for bem sucedida, receberei uma certidão para juntar ao processo de aquisição de nacionalidade?

 

R. - Sim, o preço da pesquisa única inclui já uma certidão autenticada e respectivos portes de envio para qualquer país do Mundo.

 

 

P. - Se a pesquisa única não for bem sucedida, terei que pagar o valor total?

 

R. - Não, a encomenda de uma pesquisa única implica apenas o pagamento de um sinal não reembolsável de €50. O montante restante só deverá ser liquidado caso a pesquisa seja bem sucedida.

 

 

 

Se tiver quaisquer outras dúvidas, poderá enviá-las para info@progenea.com