Consiste num estudo que abrange 7 gerações, com a identificação de cerca de 126 antepassados de qualquer indivíduo nascido na segunda metade do século XX. A pesquisa assenta essencialmente em documentos paroquiais de baptismo e de casamento, de onde se extraem os dados biográficos das pessoas em causa, as suas naturalidades e por vezes as respectivas ocupações e outros vestígios do seu estatuto sócio-económico.
Os relatórios de pesquisa incluem invariavelmente uma descrição genealógica com base nos dados coligidos, ilustrada com árvores de costados produzidas a partir de um software específico para o efeito. Os dados contidos na descrição genealógica são inteiramente suportados pelas fotocópias dos documentos consultados (anexas ao relatório) e cujas referências e cotas arquivísticas surgem em nota de rodapé, segundo as regras dos trabalhos científicos.
O levantamento de documentação paroquial é ainda complementado com uma pesquisa bibliográfica em obras de referência, sendo que, quando apropriado, se tentarão entroncar as famílias estudadas nas antigas linhagens descritas nos nobiliários e analisar um possível direito ao uso de brasão de armas de família.
Visa o estudo de determinado(s) ramo(s) de ascendência cujo conhecimento se pretende aprofundar. Os resultados deste tipo de pesquisa variam consideravelmente de acordo com os objectivos traçados à partida, mas também de acordo com a existência e estado de conservação dos documentos a consultar.
Assim, a encomenda de uma pesquisa específica pressupõem necessariamente a discussão dos respectivos objectivos com o genealogista responsável, que analisará a viabilidade da mesma. As encomendas deverão ser feitas em módulos de 15 horas de trabalho, que implicam a deslocação a apenas um Arquivo por módulo.
Consiste na pesquisa de apenas um documento e destina-se principalmente a estrangeiros que pretendem obter certidões de nascimento dos seus antepassados portugueses com vista à sua anexação a um processo de aquisição de nacionalidade.
Processo de Registo de Direitos Nobiliárquicos
No caso de se verificarem condições para o registo de direitos nobiliárquicos como a sucessão num título ou o uso de brasão d'armas, o ProGenea.com responsabiliza-se pela redacção do respectivo processo e sua apresentação junto do Instituto da Nobreza Portuguesa, acompanhando-o até à emissão do certificado por parte dessa instituição.
O ProGenea.com garante absoluto sigilo relativamente a todos os trabalhos realizados, sendo que estes apenas se tornarão públicos mediante o acordo expresso do cliente.